Exame de próstata

Todo homem com 50 anos ou mais deve procurar seu urologista para avaliação uma vez ao ano. Homens com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar a avaliação 5 anos mais cedo, aos 45 anos. O exame de próstata básico consiste em um exame de sangue e o toque retal, onde a próstata é palpada em busca de deformidades e áreas endurecidas suspeita de tumores. NENHUM OUTRO EXAME SUBSTITUI O TOQUE RETAL. Muitas vezes os pacientes nos informam que faziam acompanhamento com ultra sonografia, mas esse exame não é capaz de diagnosticar tumores malignos prostáticos.

As duas principais doenças avaliadas na consulta urológica são a Hiperplasia Benigna da Próstata e o Câncer de Próstata.

A Hiperplasia Benigna da Próstata é uma doença benigna, caracterizada pelo crescimento da próstata, e que com o passar do tempo pode levar a dificuldade para urinar, com jato urinário fraco, esforço para urinar, acordar várias vezes para urinar à noite e sangue na urina.

O Câncer de próstata quando em fase inicial não causa nenhum incômodo ao paciente. Muitos homens pensam que pelo fato de não estarem sentindo nenhuma dificuldade para urinar não têm necessidade de ter sua próstata examinada e por isso somente vão ao urologista quando estão com um tumor em fase avançada.

Além dessas duas doenças, a consulta urológica também avalia outras queixas do paciente, possibilitando diagnóstico precoce e encaminhamento a outros especialistas, quando for o caso.

Veja também:

Por que fazer o exame de próstata aos 50 anos - Sociedade Brasileira de Urologia

©  2019 Instituto de Urologia de Ceilândia

Tel: (61) 3371-0118

QNM 17 Conj H Lote 46 sala 102, Ed. Vida Medical Center, Ceilândia - DF

Cel: (61) 98570-2334