Câncer de Próstata

No Brasil o Câncer de Próstata é o segundo câncer que mais acomete os homens, ficando atrás apenas de um tipo de Câncer de pele. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer - INCA, em 2016 61.200 novos casos de câncer de próstata seriam diagnosticados em 2016, com 13.772 mortes previstas em decorrência deste tipo de neoplasia.

Na maioria dos casos é um tumor que ocorre em pessoas acima de 60 anos, e evolui de forma lenta, levando anos para manifestar sintomas percebidos pela pessoa. Por este motivo, deve ser descoberto no início, quando as possibilidades de cura são extremamente favoráveis, e o paciente curado volta a desenvolver suas atividades normalmente.

Todo homem com 50 anos ou mais deve procurar seu urologista para avaliação uma vez ao ano. Homens com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar a avaliação 5 anos mais cedo, aos 45 anos. O exame de próstata básico consiste em um exame de sangue e o toque retal, onde a próstata é palpada em busca de deformidades e áreas endurecidas suspeita de tumores. NENHUM OUTRO EXAME SUBSTITUI O TOQUE RETAL. Muitas vezes os pacientes nos informam que faziam acompanhamento com ultra sonografia, mas esse exame não é capaz de diagnosticar tumores malignos prostáticos.

O tratamento do câncer de próstata é individualizado, podendo ser realizado de forma cirúrgica ou através de radioterapia. Somente discutindo com o médico se poderá chegar à melhor forma de conduzir os casos diagnosticados.

Referência:

Reis RB, Rodrigues Jr AA, Cologna AA. Câncer de Próstata: Epidemiologia e Rastreamento. In:Urologia Moderna/ Rodolfo Borges dos Reis, Stênio de Cássio Zequi, Miguel Zeratti Filho. São Paulo : Lemar, 2013, p.472-475

 

Sites úteis para mais informações

Instituto Nacional do Câncer(INCA) - Câncer de próstata e estatística

Sociedade Brasileira de Urologia(SBU) - Mitos e verdades sobre o câncer de próstata

Por que devo fazer o exame de próstata aos 50 anos?

©  2019 Instituto de Urologia de Ceilândia

Tel: (61) 3371-0118

QNM 17 Conj H Lote 46 sala 102, Ed. Vida Medical Center, Ceilândia - DF

Cel: (61) 98570-2334