Fimose

Fimose é a incapacidade de retração da pele que recobre o pênis, chamada prepúcio. O excesso de pele que recobre o pênis, mas que não impede a exposição da glande, não é definido como fimose, mas somente como excesso de prepúcio.

Em crianças a fimose acontece em mais de 95% dos recém nascidos, diminuindo com a idade, sendo que aos 3 anos 90% das crianças têm o prepúcio retrátil. Crianças acima de 4-5 anos com fimose ou infecções de repetição devem ser avaliados pelo especialista para orientação do tratamento. No paciente adulto o estreitamento do prepúcio pode ocorrer em decorrência de infecções repetidas, que levam a uma cicatrização e incapacidade de exposição da glande.

O principal problema da fimose é a dificuldade que causa para a limpeza do pênis, propiciando o desenvolvimento de processos infecciosos no pênis, as chamadas balanopostites, com vermelhidão e dor.

Há controvérsias se a presença de fimose poderia levar ao desenvolvimento de câncer de pênis ou maior incidência de doenças sexualmente transmissíveis, mas o fato é que a dificuldade de higiene do local favorece o acúmulo de substâncias, bem como dificulta a inspeção de lesões pré malignas que se desenvolvam no local.

Após avaliação, o tratamento pode ser feito através de diferentes técnicas cirúrgicas. As aderências prepuciais podem ser desfeitas com o uso de medicações tópicas.

Clique aqui para assistir ao vídeo explicativo sobre fimose do Portal da Urologia.

REFERÊNCIAS

Calado AA, Barbosa, LL, Vasconcelos, RAL. Fimose, Hérnia, Hidrocele e Malformações Genitais In:Urologia Moderna/ Rodolfo Borges dos Reis, Stênio de Cássio Zequi, Miguel Zeratti Filho. São Paulo : Lemar, 2013, p.925

 

Sampaio, FJB, Favorito, LA, Anatomia Aplicada do Trato Urinário. In:Urologia Brasil / [editores] Aguinaldo Cesar Nardi...[et al.]. -- São Paulo: PlanMark ;

Rio de Janeiro : SBU-Sociedade Brasileira de Urologia, 2013, p.57


 

Mais informações, acesse o Portal da Urologia da Sociedade Brasileira de Urologia(SBU)

Fimose - Portal da Urologia

©  2019 Instituto de Urologia de Ceilândia

Tel: (61) 3371-0118

QNM 17 Conj H Lote 46 sala 102, Ed. Vida Medical Center, Ceilândia - DF

Cel: (61) 98570-2334